2 razões para aulas online

Muitas pessoas desistem de frequentar cursos, formações e até o ginásio pelo simples facto dessa vontade representar mais uma deslocação que sobrecarrega a já frenética rotina que levam. Alguns, por se conhecerem tão bem, nem se chegam a inscrever! E assim privam-se dos inúmeros benefícios que exercitar o cérebro ou o corpo lhes traz, como é sabido. Também é do conhecimento geral que aprender não ocupa espaço, mas ocupa esse bem cada vez mais mais precioso: o tempo. Ninguém o quer, por isso, perder. Tendo em consideração a relevância deste factor, apresento duas razões para aulas online.

@ aproveitas o teu tempo
A grande vantagem das aulas online é o facto de se aproveitar o tempo ou melhor dizendo, de se canalizar o tempo para o que gostamos ou queremos aprender. Parece contraditório, mas não o é. Ao aprender algo online, não precisas de perder tempo em deslocações. Se não perdes, aproveitas! Quinze minutos de deslocação na ida e no regresso são trinta minutos que podes investir a aprender. Trinta minutos de aprendizagem por dia, não imaginas o bem que isso te faria! Imagina 1 hora!
Mais ainda, esses mesmos minutos podem ser dedicados à aprendizagem quando te for mais conveniente: no início, no meio ou no fim da manhã ou da tarde ou até da noite. Podes estar numa pausa no trabalho, podes estar em casa ou até num outro espaço onde te sintas bem. E espaço é a segunda razão para teres aulas online.

@ comodamente
Por ser uma aula online, basta que tenhas um aparelho que te ligue à internet: telemóvel, tablet ou pc. Aprender não ocupa espaço ou melhor, ocupa o espaço que tu escolheres! Eu já dei aulas online em esplanadas de café, no carro, num quarto de hotel, em casa de família e, claro, no meu escritório. Só precisas de uma boa conexão internet. Caso a aula seja com a interação de um professor e ainda que o teu cenário não seja ideal, existem configurações de câmaras que permitem desfocar o teu fundo, permitindo que apenas o que está em primeiro plano seja visto.

Quer queiramos quer não, o tempo passa. Saber aproveitá-lo é importante. Com o tempo e o espaço resolvidos, tens o que precisas para usufruir comodamente dos benefícios de aprender. Agora é só escolheres em que área queres adquirir conhecimentos.

Antes da minha mudança profissional, trabalhava a tempo inteiro. Queria adquirir conhecimentos para mudar de profissão, mas não tinha como criar bagagem noutra área. Esta limitação durou pouco tempo quando me dispus a aulas online. Na altura, escolhi ser formadora online de português para estrangeiros e de francês.
Hoje, aproveito o meu tempo comodamente!

A foto deste post é da autoria de Maarten van der Heuvel – Unsplash.