“Dentro do Segredo” de José Luís Peixoto

Dentro do Segredo de José Luís Peixoto editado pela Quetzal.

José luis Peixoto é um autor, poeta e dramaturgo, português que nasceu em Ponte de Sôr, no Alentejo, em 1974. Fez os seus estudos universitários em Lisboa e depois de se tornar professor, lecionou em várias escolas nacionais, assim como em Cabo Verde. Foi apenas com 27 anos que se tornou o mais jovem vencedor do Prémio José Saramago e se dedicou inteiramente à escrita. Desde então, coleciona outros prémios assim como destaques para várias das suas obras. Dois dos seus livros foram os primeiros a ser traduzidos diretamente para o Gregoriano e o Mongol.

É na Ficção, na Poesia, na Literatura de viagem e na Literatura infantojuvenil que podemos conhecer a escrita deste autor de importante destaque no panorama da literatura portuguesa contemporânea.

Pelo centésimo aniversário de Kim Jong-il, José Luís Peixoto consegue finalmente a autorização para entrar na Coreia do Norte. Quem não tem curiosidade de explorar para além das imagens das paradas militares constituídas de milhares de pessoas que nos chegam? Como é a vida do outro lado mundo? Só vemos o que queremos, mas José Luís Peixoto verá o que lhe permitem. A viagem decorre ao longo de duas semanas durante as quais lhe são mostradas as principais cidades e monumentos do país. Quanto mais conhecemos sobre os outros, mais descobrimos sobre nós próprios. Dentro do segredo desvenda-nos a Coreia do Norte aos olhos do autor e um pouco dele mesmo. Esta viagem literária abre-nos assim a porta de “um país fechado” onde dificilmente entraremos, muito menos numa perspectiva tão subjectiva.

Ao sabor de uma escrita assertiva e dinâmica, tensão, entusiasmo, humor e introspecção constituem os polos pelos quais José Luís Peixoto nos encaminha nesta viagem literária que poderia estender-se a mais duzentas páginas!

Anúncios