“O Deslumbre de Cecilia Fluss” de João Tordo

O Deslumbre de Cecilia Fluss de João Tordo na sua 1.ª edição pela PENGUIM RANDOM HOUSE.


João Tordo nasceu em Lisboa em 1975 e formou-se em Filosofia. Jornalista, escritor, argumentista contribuiu para a literatura portuguesa contemporânea com seis antologias e 12 romances, um deles, As Três Vidas, venceu o Prémio José Saramago em 2009. Brevemente lançará o seu primeiro thriller.


O Deslumbre de Cecilia Fluss conta-nos a adolescência de Matias que vive com a mãe e a irmã mais velha. Os seus interesses são o sexo, o budismo e o seu tio enlouquecido no qual se refugia quando sente que perde o controlo. Porém, a inocência partirá mais cedo do que o previsto e, mais tarde, Matias mergulhará na dor dessa perda.

Não devemos julgar os livros pelas capas nem pelas primeiras páginas. E foi exatamente o que fiz. Nada contra a capa, mas a mente do jovem adolescente, enquanto travávamos conhecimento nas primeiras páginas, aborreceu-me. Este leve sentimento foi rapidamente dissolvido pela profunda descrição do turbilhão de emoções vividas por Matias na idade adulta quanto à memória e aos afectos.

“O que nos aconteceria se nos dispuséssemos a suportar aquilo que nos parece insuportável? Como assim?A solidão. O desamor. O medo.”

A escrita de João Tordo circunda-nos dos espaços, dos tempos e das personagens, nos quais acabamos por reconhecer um pouco de nós.

“As pessoas são constituídas do material mais frágil (…). Aparentam uma robustez indevida.”

O Deslumbre de Cecilia Fluss transmoveu-me constantemente para mim mesma e para os com quem me relacionei e relaciono. A temática do tempo amarra-se à da vivência e compõe a bagagem de cada um de nós. Logo, somos o que vivemos e o que lemos também marca a nossa existência.

“Nos lugares da memória somos mais e menos do que aquilo que somos na vida verdadeira, neste lugar que consideramos real. Na memória há menos coisas, mas as coisas que ficam, as que permanecem, são investidas de maior valor.”

Saio desta viagem literária com uma bagagem deveras engrandecida.

Anúncios