Mindmap ou Mapa Mental

Mindmap

Já ouviste falar em Mindmap ou Mapa Mental? Esta é uma forma de estruturação que uso muito, seja na minha área pessoal ou profissional. Tenho a certeza de que te pode ser útil também!

 

Com base nas mais de cinquenta entrevistas da rubrica ESCREVER – PALAVRA DE AUTOR deste blogue, concluí que, na hora de escrever, existem os escritores que se deixam ir ao sabor da maré, mas também existem os que estruturam minimamente a sua escrita. As razões da escolha de um ou de outro método depende do escritor ou até do estado de espírito do mesmo. Por outras palavras, uns usam um mindmap ou mapa mental, outros nem por isso.

O que é um Mindmap ou Mapa Mental?

O Mindmap ou Mapa Mental é uma ferramenta útil em todas as áreas. Consiste em visualizar ideias, relacioná-las entre elas e, a partir daí, planear atividades para a concretização das mesmas.

Na minha vida profissional uso com muita frequência o Mindmap ou o Mapa Mental para preparar as minhas aulas. No centro coloco o tema principal que vai servir para o mote da aula e a partir desse tema central crio submetas ou pontos relacionados que o estudante precisa de saber.

Em que medida um Mindmap ou Mapa Mental ajuda o escritor?

O Mindmap ou Mapa Mental parte de uma ideia central e desdobra-se em várias outras.  Quando escrevi JULIETA, A BORBOLETA DE JAQUETA a minha ideia principal era uma borboleta que perdia as cores. A partir daqui percebi que precisava de obstáculos, outras personagens que ajudassem ou dificultassem o percurso da Julieta, junto com outros elementos tais como os cenários, o vocabulário específico, etc.

 

Mindmap do livro Julieta, a Borboleta de Jaqueta

O Mindmap ou Mapa Mental é, nada mais, nada menos que a visão geral da nossa história. É um panorama sintetizado da nossa ideia que permite a estruturação da mesma. Será que é mesmo útil?

 

Devo ou não usar um Mindmap ou Mapa Mental?

Na minha humilde opinião, só temos a ganhar em usar um Mindmap ou Mapa Mental. Ainda que muitos escritores gostem de andar ao sabor da escrita, mais tarde ou mais cedo, acredito que sim, tenham de recorrer ao mapa de ideias que talvez lhes esteja na mente há uns tempos.

Por esta razão, o Mindmap ou Mapa Mental é, precisamente, o primeiro separador que vais encontrar no Caderno Digital do Escritor!

Espero que esta sugestão te seja de ajuda para a tua escrita.

Boas letras!

 

 

Deixe uma resposta

*