Porque lemos livros?

Hoje é Dia Mundial do Livro, uma data apropriada para, não só refletirmos sobre os inúmeros benefícios de lermos, mas também adquirirmos um livro.

Desde pequenos que somos incentivados a ler. Mas porquê? Porque lemos livros?

Porque nos distraem

Esta é a razão mais provável. Ler um livro é viajar pelo mundo que o autor se propôs a partilhar connosco. Ler sacia-nos a vontade e necessidade de evasão. Também nos proporciona uma pausa saudável nos pensamentos relativos à nossa vida. Muitos dos autores que tenho entrevistado, encontraram nos livros a alegria em dias tristes. Com certeza, ler traz-nos o entusiasmo de viajar para outro lugar. Ler faz-nos bem ao espírito!

Porque nos ensinam

Ler traz-nos uma infinidade de conhecimentos. Aprendemos sobre geografia, sobre história, sobre características humanas, sociologia, fauna, flora, até sobre nós próprios. A lista é infindável. Ler só não nos ensina o que não quisermos aprender!

Porque nos ajudam a desenvolver capacidades

Quanto mais lemos, mais vocabulário adquirimos, mais desenvolvemos a memória, mais interessantes se tornam os nossos pontos de vista e, por consequência, as nossas conversas. A esta lista podemos acrescentar que quanto mais lemos melhor escrevemos. Todas estas actividades proporcionam ao cérebro uma maior agilidade que resulta numa também maior empatia útil na vida real, mas também na nossa relação com as personagens dos livros. Ler torna-nos mais capazes!

Porque nos exercitam a memória

De facto, ler exercita-nos a memória e permite uma maior elasticidade mental. Estudos revelam que, ao ler, criamos novos caminhos no cérebro que consolidam a memória tornando-a mais intensa. Ler é por isso aconselhado a muitos pacientes de doenças degenerativas da memória, como o Alzheimer. Sendo a memória um músculo, ler é o exercício que a desenvolve. Ler exercita a memória!

Face a todos estes benefícios, sendo hoje o Dia Mundial do Livro, lanço-vos o desafio de contribuirem para o vosso bem estar e desenvolvimento por comprarem e lerem um livro!

Em vez de uma distribuidora, hoje escolham uma livraria, uma editora ou um autor para as vossas compras. Estarão a trazer alento a estes profissionais em plena crise.

Fico a aguardar, curiosa e entusiasmada, que me digam o que compraram!

A foto de capa deste artigo chuttersnap no Unsplash.

0 Comments

Deixe uma resposta

*