UM MURO E UMA CERCA

UM MURO E UMA CERCA

UM MURO E UMA CERCA é o título do primeiro livro da Elisabete Martins de Oliveira. Da solidão à amizade.

O livro

UM MURO E UMA CERCA

A contracapa apresenta-nos, por um lado, Elias, um velho solitário, viúvo, pai de filhos emigrados, que “vive numa casa demasiado grande.” Por outro lado, um jovem rapaz “negligenciado pelos pais” ocupados na roda agitada da vida moderna. Apesar das barreiras físicas e emocionais, a sintonia entre os dois começa a ganhar terreno, mas é travada por uma notícia inquietante que levanta o véu sobre os segredos de ambos.

A Elisabete Martins de Oliveira nasceu em 1995, em Almada. Formou-se em Psicologia em Lisboa e especializou-se em Psicologia do Desenvolvimento e Necessidades Educativas Especiais em Liverpool. Conforme também indica na sua biografia, vive neste momento na Suécia. A experiência de viver em diferentes países, tem-lhe ensinado a observar e compreender as pessoas nas suas vivências e isso nota-se nas suas personagens.

Quando entramos na livraria, os olhos do miúdo iluminam-se. Tem os lábios entreabertos e fica parado por uns instantes.

Conheço a Elisabete do Instagram (há pouco tempo conheci-a ao vivo e a cores, sem querer!) Tenho seguido o seu trabalho, a sua formação na escrita, os seus incentivos e já recorri aos seus serviços para o meu segundo livro. Por isso, foi para mim um grande gosto ler este primeiro trabalho publicado da Elisabete.

 

A minha opinião

Numa era em que se considera a solidão uma epidemia, esta história não poderia estar mais atual. Que tempos estes, não é verdade? Nunca o longe se fez tão perto, nunca as distâncias uns dos outros tiveram tantas formas de serem encurtadas, no entanto, vivemos numa era em que a solidão de agrava de dia para dia.

Antes de publicar o reel do Instagram a anunciar o tema principal do UM MURO E UMA CERCA, fiz pesquisas e encontrei artigos que relatam realidades tão surpreendentes quanto preocupantes:

https://visao.pt/atualidade/sociedade/2023-10-30-quase-um-quarto-da-populacao-mundial-sente-se-sozinha/

https://www.publico.pt/2023/11/18/sociedade/noticia/solidao-aumenta-50-risco-demencia-oms-quer-combater-preocupacao-global-2070630

Assim como artigos que fornecem ajudas práticas para lidarmos com a solidão:

https://www.jw.org/pt-pt/biblioteca/series/mais-assuntos/epidemia-solidao-como-lidar-com-esse-problema/

Embora te possas não enquadrar nesta estatística, podes com certeza combater esta epidemia por observares mais de perto quem te rodeia e dedicares-lhe um sorriso alegre, que seja, uma mensagem positiva, uma pequena conversa ou até uma ajuda específica. Conforme este livro sugere

Pequenos gestos podem mudar o rumo de uma vida.

Convido-te a embarcar na escrita simples, mas tocante destes quarenta cinco capítulos. A troca de narrador, Elias e Tiago, a cada capítulo torna a leitura muito dinâmica. Para além da solidão, a autora aborda temas tão sérios como o bullying e o dia a dia corrido que tantos escolhem viver. Por outro lado, e não menos importante, esta história também fala de amizade e da alegria que esse laço nos traz.

Desejo-te uma excelente leitura!

Deixe um comentário

*