Carta à minha criança interior

Carta para a minha criança interior

Esta “Carta à minha criança interior” faz parte de um desafio do Acampamento da Imaginação (um acampamento imaginário que nos impulsiona a imaginação) ,…
5 podcasts a não perder se gostas de livros

5 Podcasts a não perder se gostas de livros

Por vezes, o ritmo de trabalho ou a nossa disposição nem sempre permitem saciar a nossa habitual sede de leitura. Porém, quando não posso…
Crónicas por AnaGui - O cansaço do cansaço

O cansaço do cansaço

Somos todos fortes candidatos ao cansaço do cansaço. Não só pelo contexto que atravessamos neste momento, mas sobretudo pela velocidade vertiginosa que o mundo…
Sociedade Civil - Jovens Escritores

SOCIEDADE CIVIL – Jovens Escritores

No passado dia 21 de janeiro de 2021, o programa SOCIEDADE CIVIL emitido pela RTP2, foi dedicado a “Jovens Escritores”. A conversa ladeou a…
Seria tudo diferente, se não fossem iguais.

Seria tudo diferente, se não fossem iguais!

Numa pequena aldeia, a parcos quilómetros de uma grande cidade, vivia um velho merceeiro coxo chamado Salvador. Apesar dos altos e baixos, munido de…

Hoje

Cresci de mansinho, devagarinho. Recatava e escondia A tentativa de acalorar o frio Que a solidão me trazia. Fui vivendo em decrescendo. Mergulhei o…
A fuga da vingança por Ana Guilherme Martins

A fuga da vingança

Quando uma deslumbrante tarde de outono se torna numa fuga da vingança. Ao contrário do que todos esperávamos nesta altura do ano, outubro, o…
Novamente este rosto

Novamente este rosto…

Novamente este rosto. Acho que estou a ser seguida… Estes últimos dias, os afazeres parecem novelos de lã emaranhados num só rolo que se…
Sentar de pernas cruzadas

Sentar de pernas cruzadas – que mal tem?

Sentar de pernas cruzadas costuma ser a posição em que muitas pessoas se sentem confortáveis porque sentem que estão a descansar. Mas estaremos realmente?…
Vivemos enlatados, crónica de AnaGui

Vivemos enlatados

Vivemos enlatados em ideias e preconceitos cheios de corantes sem conservantes. Incoerência é o molho com que  nos regamos para dar sabor à existência.…
A casa abandonada por Ana Guilherme Martins

A casa abandonada

A casa abandonada ergue-se perante mim, altiva, severa. Engulo em seco. Não sei o que me deu na cabeça para meter aqui os pés.…
Vivo num pequeno país

Vivo num pequeno país distante

Que tenhamos o hábito de ler ou não, escolher o próximo livro pode não ser uma tarefa fácil. A fim de te ajudar, eis algumas sugestões de como escolher.

Como escolher o próximo livro a ler?

É certo que, depois de uma viagem com um autor e as personagens que nos deu a conhecer, é difícil escolher o próximo livro…
Porque ler pode tornar uma pessoa melhor?

Porque é que ler nos pode tornar uma pessoa melhor?

Se para muitas pessoas a leitura ainda é uma actividade desinteressante, para outras, ler é importante porque as torna melhores. Vejamos porquê.  O artigo publicado no…

A oitava semana em casa

Nesta oitava semana lembrei-me da Ava. Quando fez 18 anos o pai deu-lhe a escolher entre tirar a carta ou tirar um curso de…

A sétima semana em casa foi à janela

À janela! A sétima semana em casa viveu-se à janela… Talvez seja o resultado da disputa entre a saturação e a sensatez de estar…

A sexta semana em casa

Já vos aconteceu terem passado por um período da vida com contrariedades e só perceberem mais tarde que esses momentos menos agradáveis vos trouxeram…

A quinta semana em casa

Em suma, a fim de enfrentar dias ou semanas menos fáceis e por não se saber quantas semanas mais, ao certo, teremos de ficar…

A quarta semana em casa

A relação entre o tempo e as pessoas é de vultuosa proximidade. Correm atrás como se ele fosse acabar; também o deixam esgueirar-se como…

A terceira semana em casa

Livros de língua francesa, Livros de técnicas de escrita, Livros de língua portuguesa, Lá se passou a semanita… Manhãs a meditar, Tardes a ensinar,…

A segunda semana em casa

É assim que me encontro neste momento, ao fim desta segunda semana em casa, sob um ponto de vista relativo. Tenho o imenso privilégio…

A primeira semana em casa

Confesso que foi uma semana mais intensa do que expectava. Entre reconfigurar esta nova forma de estar e gerir as emoções, foram muitas as…

Quero-te sempre perto para sempre!

Dizem que longe se faz perto,mas também queperto se faz longe. Dizem que não importaquão longe ése estás perto;quão perto ése já estás longe.…

Salve-se, quem puder!

Bom dia! Tem uma moeda para me dar? Bom dia! Lamento, mas não tenho moedas. – Respondi e virei a cara para o que…

Domingos

Gosto dos passeios de domingos em que o mundo parece ter-se desalojado de gente. Domingos em que a inércia da paisagem nos ganha e…
2 maneiras para acabar o que se começa

2 maneiras para acabar o que se começa

Para um potencial escritor, 2 Maneiras de Acabar o Que se Começa, relembra um método de organização e aproveitamento do tempo que permite escrever…

Falhamos

Por vezes, falhamos nas palavras, ouvidas, faladas, escritas ou pronunciadas, sem muito pensar e a bem dizer, sem querer ofender.   Usamos palavras bem…

Fim de semana de outono na Nazaré: a chegada

Chovia copiosamente, mas não o suficiente para nos impedir a escapadinha de fim de semana de outono na Nazaré. Só no caminho escolhemos um…

Como fazes a gestão dos teus livros?

Há uma enorme distância entre o que se quer e o que se precisa. No que diz respeito aos livros, não é diferente! Nesse caso,…

A verdade sobre o verão

Este foi certamente um verão diferente! Devido a um projecto profissional do meu marido, passei uma boa parte do verão com ele a mais…

O que aprendi com as redes sociais

Eu gosto de tecnologia. Gosto do que os aparelhos e as suas aplicações nos proporcionam. Gosto da facilidade com que se acha o significado…
O Tempo

O tempo

Quem é o tempo? Quem é este ser que não se padece das ansiedades alheias? Que consegue ser perseguido, ansiado e evitado no mesmo…

O amor

Frágeis são os nossos diversos papéis! Sejam eles os que são feitos das árvores seja os dessa árvore que é a vida. Dobram-se, machucam-se,…

Equilíbrio

E tenho-me empenhado para me limitar a permanecer onde estou, subsistir um momento de cada vez, ancorar-me ao presente.…

Segundas-feiras

Lembro-me de uma altura da minha vida em que não gostava dos fins de semana, principalmente dos domingos. Eram dias de uma pasmaceira autêntica.…

89ª Feira do Livro de Lisboa

A Feira do Livro de Lisboa deste ano, 2019, foi o mundo ao contrário. Vi-a de pernas para o ar! No dia 1 de…

Eu não nasci

Eu não nasci. Eu sempre existi. Eu, para mim, na minha lembrança, sempre existi. Lembro-me do que vivi, Lembro do que senti. Eu sempre…

O tempo é algodão doce

O mês de junho começou bem! As temperaturas estavam tão quentes que a tarde era de sorna, mas quando se gosta muito de livros,…

Penso

Penso nas aves que não sabem quando migrar. Penso nas estações que os próximos não vão distinguir. Penso na primavera que tarda a chegar…

Com emoção!

Precisamos de sentir, acima de tudo. …

Caminhos

Caminhos obscuros. Becos sem saída. Realidade aos murros. É a vida da vida.  Sinais indicadores. Olhos obstruídos. Direção descontrolada. Sonhos sumidos. Sabedoria divina, Bem…

O rapaz do passo apressado

 Decidi permanecer no carro a ler enquanto aguardava a hora da aula. Peguei no livro e antes de me deixar levar para um mundo…

A loja dos chineses

Se cada objeto conta uma história, qual o melhor local para abastecer ideias? Numa loja de chineses! Pode não ser o melhor, mas é…

O senhor da mala

Há um senhor que passa na minha rua todos os dias, no início da tarde de regresso a casa com uma mala com rodas.…

Infinita alegria

O prazer da leitura desta declaração Assim, confesso em poesia. …

O verão do inverno

Sentada à beira rio, Ciprestes para sombra, Anseio a alegria De um verão que se alonga. Gosto do tempo soalheiro Daquele que só precisa…

Vida de emigrante

Apesar de tantos avanços, as nossas necessidades permanecem, mas nem sempre são consideradas. Por essa razão, muitos continuam a ter de optar por mudar…

A primeira semana de setembro

O tempo continua a voar sem esperar por ninguém. Apenas a uma semana atrás encontrava-me nas minhas inesquecíveis férias (das quais vou falar em…

( In ) dependência

Nestes tempos modernos, o individualismo reina. A cada elemento da família é atribuído um carro, um telemóvel, uma televisão… e por isso as casas…

Pela raíz

Já repararam  que não tenho publicado notícias da horta ?…

Estou apaixonada

Cada dia é um dia, em todos os campos da vida, mas sobretudo ao teu lado. Há alturas em que tenho a certeza que…

O meu Natal

Se tivesse de fixar uma data para um Natal meu, pelas mesmas razões que as pessoas que o festejam enumeram, então seria em Agosto.…

Paladar 

Esta manhã, ao chegar ao trabalho, deparei-me com um grupo de colegas a relembrar, num apurado tom nostálgico, os doces que comiam quando eram…

Junho

Finalmente chegámos ao mês de Junho. É o meu mês preferido por várias razões. Uma delas, a mais leve, é porque o tempo já…

A mulher de 40 anos 

Da mesma maneira que partilharam comigo este artigo, no qual me revi bastante, partilho também convosco. Estudo revela o fantástico cérebro da mulher de…

Dia de São Nunca 

Aproximo-me do balcão onde se encontra uma colaboradora concentrada entre papéis e computador, tão concentrada que me ignora! Visto naquela tarde usufruir do privilégio…

Desejo

Há pessoas que vão trabalhar para a televisão porque gostariam de ser artistas. Há as que vão trabalhar para agências de viagens porque gostariam…

Estar ocupado

Esta manhã, enquanto trocava mensagens  via WhatsApp com uma amiga que vive em Inglaterra, fui parar a este blog, mais precisamente a este texto:…

Como organizar o meu tempo

Cansado (a) de estar sempre atrasado apesar de correr constantemente atrás do tempo? Então já temos um ponto em comum! Eu passo a vida…

Andar para trás

A semana passada foi a semana em que Rebentou a Bolha! Não me estou a referir apenas à aplicação do César Mourão que atingiu…

Tenham vida

A vasta maioria das pessoas não trabalha em dias feriados ou fins-de-semana, a não ser os serviços permanentes como hospitais, bombas de gasolina, restaurantes,…

5 Boas razões para trabalhar ao feriado 

A maioria das pessoas fica alegre quando há um feriado que se avizinha. Aquele dia parece a salvação de todos os males!  Estas pessoas…

Meteorologia

Numa manhã desta semana em que saí bem cedo da minha tão querida casa, lugar onde sou muito feliz, deparei-me com um céu de…

Caos 

Desconfio que conduzir na faixa da esquerda advém de um síndrome de inferioridade particular… Da mesma maneira que muitos compram roupas de marca para…

Outono

Mudam-se os tempos, mudam-se as plantações! É com novas sementes e grande entusiasmo que acolhemos o Outono na horta. Para além do verde dos…

Recomeço

Sempre gostei de folhas em branco! As folhas em branco eram milhentas possibilidades de novos desenhos na idade dos rabiscos! Mais tarde, na altura…

Escalas

As escalas nas viagens não são bem-vindas. Se pudéssemos escolher, iríamos sempre diretos. Mas seja por impossibilidade geográfica ou monetária, raras são as vezes…

O meu marido tem uma horta – 2

Ainda que a horta seja um trabalho diário, não a comento todos os dias. Umas vezes é porque o tempo não me permite, outras…

Campeonato

Quando atletas competem em modalidades desportivas, os adversários têm de estar equiparados ao máximo. Dois lutadores de judo só se confrontam se tiverem o…

Expectativas

As expectativas são esperanças difíceis de controlar. Estejam elas acima ou abaixo da realidade. Expectativas abaixo da realidade fazem-nos correr o risco de nos…

Faculdade de raciocínio 

Há ideias que têm tanto impacto para nós que nos ficam na memória e vêm ao de cima quando menos esperamos. Ontem, foi o…

Ontem e hoje

Após umas bem vindas férias não programadas durante este mês de Outubro, chego ao fim das mesmas conforme se quer: renovada. A roda grande…

Escolha

Ontem na praia, três amigas falavam sobre os projectos de uma delas. – Eu quero tirar uma pós-graduação. Para isso vou precisar de pedir…

De pernas para o ar

Em nome da riqueza, há muitos que roubam. Em nome da mentira, há muitos que não conhecem a verdade. Em nome da partilha, há…

Encontrei a minha vocação

Ando às voltas com a descoberta da minha vocação. Não ando à procura dela. Na verdade, ando às voltas porque já a encontrei mas…

Regresso ao trabalho

Quando vou de férias, demoro sempre um par de dias a desligar dos horários e dos afazeres profissionais. É uma descompressão progressiva. No primeiro…

Dia de praia

Cheguei há pouco de um dia maravilhoso de praia! Água de mar e temperatura do ar a uma harmonia sonhada! Esta foi a realidade…

Futebol

Foto by Daniel Fazio, Unplash O prédio é baixinho. Tem 3 andares. Em cada andar, duas habitações. Contas feitas, é um prédio de seis…

A viver

Há uns tempos atrás a minha mãe explicou-me o ponto de vista dela quanto à passagem do tempo por nós.…

O meu marido tem um horta

Apesar do sol marcar a sua presença de uma forma mais consistente há apenas três dias, as jovens plantações parecem ter vingado. Parecem não!…

Um domingo na horta

Hoje, apesar de ser domingo, a velocidade a que o vento sopra, levou o Jorge ao seu mais recente espaço preferido: a horta. As…

A “farmville” do Jorge

Na era em que a prontidão é a prata e o tempo o ouro moderno, há quem reme contra a maré. Ou melhor, há…

Os óculos

Deviam existir óculos...…

Gosto e desgosto

Eu gosto de pessoas, mas tenho dias em que as desgosto.…

A idade da consciência

Ligo tanto à idade que dou por mim a fazer contas para saber a quantas ando ao certo!!!…

Gostos não se discutem!

Há quem aprecie o Verão pelas esplanadas de praia salpicadas de chapéus enormes de sol, de cadeiras e bancos de convidar a maior das…