Como escolher o próximo livro a ler?

Que tenhamos o hábito de ler ou não, escolher o próximo livro pode não ser uma tarefa fácil. A fim de te ajudar, eis algumas sugestões de como escolher.

É certo que, depois de uma viagem com um autor e as personagens que nos deu a conhecer, é difícil escolher o próximo livro a ler. A bem dizer, o ideal mesmo seria um DJ literário. Por outras palavras, alguém que nos ajudasse a transitar de uma leitura para a outra suavemente.

A propósito deste tema, o jornal Observador publicou em 2015 um artigo que anunciava um site que propunha esta possibilidade. O mesmo artigo mencionava:

Na verdade, a ideia não é nova. Basta abrir um site de venda de livros onde tenha adquirido alguma obra e notará que automaticamente surge uma lista de recomendações com base em semelhanças temáticas, de género ou de autor dos seus livros preferidos.

Seja como for, que tenhamos o hábito de ler muito ou pouco, escolher o próximo livro a ler pode não ser uma tarefa fácil.

É certo que cada um de nós lê por diferentes motivos. Uns por obrigação, outros por gosto. Geralmente, se ler for por obrigação a nossa escolha será reduzida. Se, pelo contrário, a escolha estiver ligada ao gosto, então aí a oferta é extensa e ainda bem! Deste modo, surge a necessidade de uma orientação. Porque tempo é leitura, eis algumas sugestões!

Então, como escolher o próximo livro a ler?

Por autor

Por falar em autor, a primeira sugestão de todas é a de permanecer nas obras do mesmo autor. Já vos aconteceu, com certeza, ler um livro de um(a) autor(a) e apreciar tanto a escrita que a vontade de saltar para outro dos seus livros, logo a seguir, vos passou pela cabeça. Porque não?

Por tema

Embora tenha escrito diferentes obras, um autor poderá abordar o mesmo tema. Porém, a vontade pedir variedade constitui uma real possibilidade. Assim, chegamos à segunda sugestão: o  tema. Poderás permanecer no mesmo ou, pelo contrário, querer diversificar. A verdade é que existem temas que nos interessam mais do que outros e acredito que existam livros para todos eles. Assim sendo, escolher o próximo livro a ler poderá continuar a representar um dilema. Por essa razão, considera a próxima ideia!

Por género

A terceira ideia é afunilar as escolhas pelo género, por exemplo. Romance, conto, poesia, não ficção são todos eles géneros literários com o seu interesse. Porque não escolher o teu próximo livro para ler com base num deles? Seja em literatura nacional, seja em literatura estrangeira, garanto que livros não te vão faltar!

Por época

Como se as sugestões anteriores não bastassem, proponho outra. Para os amantes de História, convido a adicionar uma época ao filtro da escolha. Desde a Antiguidade à Época Contemporânea, há toda uma tabela cronológica imensa a explorar.

Por desafios

É frequente os amantes de livros criarem desafios em que o leitor escolhe o livro segundo diferentes indicações: livro de capa de uma certa cor, livro de autora, livro do século XX e por aí fora. A internet é um mundo que nos permite uma maior panóplia de leitura. Aproveita!

Por país

Antes de concluir, outra das ideias é basear a tua escolha de leitura numa determinado país. Podes começar por Portugal e seguir pelo mapa mundo fora. Deixo-te aqui algumas sugestões, uma vez que foi precisamente esta sugestão que escolhi para mim. 

À sorte

Por fim, há sempre a possibilidade de se escolher o livro à sorte. Entrar na biblioteca ou na livraria e escolher o livro pela sua capa, textura, título. Um livro é uma aventura: vive-a!

Conclusão

Conforme verificaram, existem várias propostas de escolha do próximo livro. Seja ela qual for, acima de tudo o mais importante é mesmo alimentar o bom hábito de ler.

Para concluir, lembro que estas são apenas ideias. É provável que ao ler esta publicação tenham surgido outras e, por esse motivo, deixo o convite para as partilhares aqui nos comentários.

Sobretudo, ao teu ritmo, continua a ler o que te apetecer!

2 Comments

Deixe uma resposta

*