Como fazes a gestão dos teus livros?

Há uma enorme distância entre o que se quer e o que se precisa. No que diz respeito aos livros, não é diferente! Nesse caso, como fazes a gestão dos teus livros?

A distância referida apresenta-se quase tão extensa quanto a distância que separa o dinheiro que temos, daquele que gostaríamos de ter. É uma característica do ser humano: querer sempre mais!

Por exemplo, sugerimos muitas vezes precisar de mais roupa do que aquela que acabamos por vestir. Esta forte ambição enraizada no DNA da raça humana não encontra excepção em paixão nenhuma e requer uma certa gestão. 

 

Para quem gosta de leitura, este facto aplica-se também aos livros.

São mais os que gostávamos de ler, do que os que precisamos e, até, podemos comprar. Assim, perante esta cara realidade, tornei-me muito seletiva na hora de adquirir livros.

Um primeira defesa é por evitar dar margem a ataques insólitos de consumismo livresco e, por fim, usar horas a fio na livraria em lutas interiores e decisões difíceis. 

Outra das maneiras é por  manter nas minhas notas do telemóvel uma lista dos livros desejados.  Antecipadamente, organizo-a por preferência de autor. Assim, quando decido que os posso comprar, recorro mecanicamente ao topo da minha lista e balizo, com consciência, o investimento nas leituras que ponderei.

Caso a lista seja imensa, a derradeira solução para esta gestão de livros desejados, é por deixar os cartões em casa.

Se levares, apenas, o dinheiro que podes gastar, ignoras as viagens literárias que ainda deixas na livraria e focas-te nas que já estão ao teu alcance, na tua estante.

Ainda que seja mais fácil de sugerir do que aplicar, garanto-te, a pés juntos, que o esforço compensa. 

Depois, é só aguardar a próxima oportunidade!

 

E vocês, compram todos os livros que querem? Como fazem essa gestão? 

 

6 Comments

  1. Desde que vivo numa carrinha tive que aprender a não comprar mais livros e por acaso esta tarde pensava que o que mais sinto falta é de ter uma biblioteca.Não é fácil mas felizmente recorro à biblioteca e em dias de crise trago o máximo que me permitem! 😅

  2. Se eu comprasse todos os livros que quero, ficava pobre!! ahaha
    Quando compro, compro quase sempre 2, mas acabo-os de ler antes de comprar outros. Ou vou à biblioteca requisitar, assim divirto-me e poupo uns trocos ao mesmo tempo 🙂
    Também tenho uma lista e foco-me aí, em vez de passar horas feita doida na livraria lol
    Beijinhos ♥

Deixe um comentário

*