Porque é que ler nos pode tornar uma pessoa melhor?

Porque ler pode tornar uma pessoa melhor?

Se para muitas pessoas a leitura ainda é uma actividade desinteressante, para outras, ler é importante porque as torna melhores. Vejamos porquê. 

O artigo publicado no Jornal Económico da Sapo, Portugal na média europeia dos gostos pela leitura, papel ganha à internet revela-nos que 48% dos portugueses leem porque gostam.

Quando questionados sobre a razão da compra de livros, 48% garante que gosta de ler e 28% porque precisa do livro para estudar ou trabalhar. Por sua vez, 15% diz que oferece como prenda e 9% compra por estes serem “um remédio para o stress”.

Por outras palavras, ainda existem  52% dos portugueses que precisam de dar uma oportunidade à leitura. Porquê? Porque ler nos pode tornar uma pessoa melhor.

Ler leva a parar

Como primeiro ponto, destaco a desaceleração a que o ato de ler nos conduz. Para emergir no mundo que nos é anunciado no livro, precisamos de nos desconcentrar do nosso e mergulhar no que se apresenta. Como se permitíssemos à nossa mente uma janela para outras paisagens, para outras formas de viver, outras culturas.

Ler provoca o pensar

Se o facto de parar, requer esforço em meio ao ritmo em que nos habitámos desumanamente a andar, esse mesmo ritmo também nos dificulta o pensar. Galgamos o tempo brutalmente e raramente paramos para reflectir. Por isso, parar e pensar caminham juntos. Pensar permite-nos amadurecer.

Um dia, eu disse: vamos brincar à beleza das coisas que se pensam, como as que se leem. Porque as coisas que se leem precisam de ser pensadas. E ela perguntou: as que existem ou as que não existem? E eu disse: todas. As coisas todas que pudermos imaginar.

In Contos de Cães e Maus Lobos, conto O Rapaz que Habitava Livros de Valter Hugo Mãe

Ler possibilita conhecer outras pessoas

Entretanto, os livros contam-nos ações e gestos de outra pessoas. Ainda que sejam situações fictícias e personagens que não existem, haverá sempre algo de verosímil que nos inspira ou nos contraria. Essas emoções derivadas da leitura somos nós a encontrarmo-nos com outros. Assim, ler possibilita conhecer outras pessoas.

Ler propicia conhecer-nos melhor

Conhecer outras pessoas também propicia um melhor conhecimento de nós próprios. Independentemente de o fazermos consciente ou inconscientemente, é natural comparar-nos uns aos outros. Ler oferece-nos o exercício de conhecermos e explorarmos a nossa personalidade.

Mais tarde, aprendi que os livros acontecem dentro de nós. Claro que podem ser bonitos de ver, mas são sobretudo incríveis de pensar.

In Contos de Cães e Maus Lobos, conto O Rapaz que Habitava Livros de Valter Hugo Mãe

Ler motiva a questionar

Uma última maneira em que ler nos torna uma pessoa melhor são as questões que nos levanta. Situações conhecidas despertam a curiosidade de como outro alguém a gere.  Situações desconhecidas levam-nos a questionar como faríamos nós nessa situação. E de repente, a janela das paisagens mostra-nos  vários mundos!

Em conclusão

Para além da evasão por outros mundos e outras vidas que nos presenteia, ler também nos engrandece pela riqueza cultural com que nos preenche, pela maturidade que nos permite desenvolver ao conhecermos outros e a nós próprios e pela consciência do mundo que nos circunda. Por outras palavras, concedam-se, pelo menos, uma hipótese. Leiam livros!

Por isto, porque ler pode tornar uma pessoa melhor, convido todos os que já apreciam ler a desafiar os que ainda duvidam! Mas antes perguntem-lhes se estão preparados para se tornarem melhores pessoas!

Ler pode tornar uma pessoa melhor

Deixe uma resposta

*